quinta-feira, 29 de julho de 2010

Odorico Paraguaçú

Frases do filme mantêm a linguagem do personagem clássico de O Bem-Amado

- Estou aqui, com a alma lavada e enxaguada de indignação por esse atentado covardista e crapulento! Diante do assassinato deste prefeito memorável, deste político relembrável, deste cidadão inolvidável o povo tem sede de justiça, de paz, e de...

- Seus ateístas despenitentes! Vocês não respeitam nem um homem morto?

- Se defunto votasse, o coveiro já estaria eleito!

- Vexame para o nosso prefeito, agora em estado de defuntice compulsória, ter que andar três léguas para ser enterrado.

- Povo de Sucupira, meus conterrâneos: vim de branco para ser mais claro. Se eleito nas próximas eleições, meu primeiro ato como prefeito será o de cumprir o funéreo dever de mandar fazer o construimento do cemitério municipal.

- Meus conterrâneos! Tomo posse como prefeito desta cidade com as mãos limpas e o coração nu, despido estripitisicamente de qualquer ambição de glória. Nesta hora exorbitante, neste momento extrapolante eu alço os olhos para o meu destino e, vendo no céu a cruz de estrelas que nos protege, peço a Deus que olhe para nossa terra e abençoe a brava gente de Sucupira.

- Calunismos. Eu também sou meio socialista. Não da ponta esquerda... do meio de campo, caindo pra direita!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Não Podes

"É possível prometer atos, não sentimentos, pois estes são involuntários e quem promete ao outro amá-lo sempre, ou odiá-lo sempre, ou ser-lhe fiel sempre, promete algo que não está em seu poder."

Nietzsche


segunda-feira, 19 de julho de 2010

Madame Bovary

O romance conta a história de Emma, uma mulher sonhadora pequeno-burguesa, criada no campo, que aprendeu a ver a vida através da literatura sentimental. Bonita e requintada para os padrões provincianos, casa-se com Charles, um médico interiorano tão apaixonado pela esposa quanto entediante. Nem mesmo o nascimento da filha dá alegria ao indissolúvel casamento ao qual a protagonista se sente presa.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Carta ao Pai II

"Era uma distração, não pensávamos nada de mau, pensávamos apenas na luta, que tu travavas conosco e nós contigo, e sobre mamãe descarregávamos tudo. (...) Por certo mamãe não teria conseguido suportar tudo isso, se ela não tivesse extraído do amor a todos nós e da felicidade desse amor a energia para suportá-lo."

Franz Kafka

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Não se Reconhece

Sei lá, acho que um dia ele irá surgir, como surgem aquelas coisas obscuras, que quase não se nota, que quase não se atribui valor, que quase não se reconhece. Acho que ele virá. E vira calmo e silencioso, acolhido em novelos do tempo. PROCESSO lento. Quando não mais suportar as vozes e apelos e barulhos, ele virá. O sono, o sonho, o fim.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Homem-Aranha

"Não sou mais um lugar vazio, eu estou diferente. Eu sangro se bater em mim."

Peter Parker

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Como um Menino

"O que eu queria era alguém que me recolhesse como um menino desorientado numa noite de tempestade, me colocasse numa cama quente e fofa, me desse um chá de laranjeira e me contasse uma história. Uma história longa sobre um menino só e triste que achou, uma vez, durante uma noite de tempestade, alguém que cuidasse dele."

Caio Fernando Abreu

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Trilha Sonora - Flashdance


Hoje vamos comentar sobre a trilha sonora de um dos "filmes de dança" mais famosos dos anos 80 "Flashdance". É imposivel não associar músicas como "Maniac" e "What a Feeling" ao filme, que recebe inúmeras referêcias até hoje, seja em outros filmes, desenhos, comerciaisd e TV e até mesmo em videoclipes de outros artistas.
A maioria das faixas foi produzida pelo gênio Giorgio Moroder, responsável pela trilha de "Amores Impossíveis", "Top Gun" e "A História Sem Fim", o que certamente foi a fórmula pelo sucesso da trilha, que logo nas duas semanas e lançamento chegou à vendagem de 700 mil cópias e rendeu duas indicações ao Oscar de melhor canção.
Curiosamente, nem todas as músicas executadas no filme saíram no disco e olha que eram músicas de grande sucesso, como "I Love Rock'n'Roll" da Joan Jett, e "Gloria" da Laura Branigan

A seguir um breve comentário sobre algumas faixas do álbum:


FLASHDANCE... WHAT A FEELING - IRENE CARA

Música de abetura do filme e do momento da lendária apresentação da Alex (Jennifer Beals) para ser aceita no conservatório. É engraçado ver a moça se acabando de dançar, pulando e girando bem empolgada, sendo que a música é mais "calma".
O single foi um verdadeiro sucesso, chegou ao primeiro lugar da parada Billboard e ganhou o Oscar de melhor canção original e bem merecido o prêmio, pois a música é maravilhosa. Irene Cara compôs a letra enquanto dirigia a caminho do estúdio e a gravou no mesmo dia.

LADY LADY LADY - JOE ESPOSITO

Canção do casal de pombinhos do filme, é bem romântica e tocada até hoje em rádios especializadas em lentas. Giorgio Moroder produziu essa faixa e para quem não sabe, o cantor Joe Esposito era o melhor amigo do Elvis Presley.

IMAGINATION - LAURA BRANIGAN

Laura Branigan foi sortuda, pois duas de suas músicas tocaram no filme e pena que "Gloria" não saiu na trilha, pois é o momento da pista de patinação. "Imagination" aparece em uma das performances da Alex, onde ela está com a cara toda maquiada de branco, recebendo inúmeros aplausos do público.

MANIAC - MICHAEL SEMBELLO

Em ritmo de academia, também imortalizou a cena em que Alex dança sozinha em casa, se exercitando. Michael Sembello havia composto a letra para o filme "Maniac" (1980), mas acabou sendo vetada e utilizada em Flashdance, fazendo sucesso no mundo todo, alcançando o topo das paradas.

JOAN JETT - I LOVE ROCK N' ROLL

Esta música não faz parte da trilha original do filme, mas deveria. Ela é tocada no filme quase no final na hora que eles entram e umn clube, na cena que foi cortada em alguns países devido ao conteúdo de nudez impróprio para época.

GLÓRIA - LAURA BRANIGAN

Super hit da cantora que fez muito sucesso nos anos 80, mas não foi conhecida pelo grande público além das duas músicas que tocam no filme ela tem o hit Self Control.

Vale a pena ter o álbum em sua coleção, que é considerado por muitos como uma das melhores trilhas sonoras da história do cinema.

"Trilha do Filme Flashdance"
Data de Lançamento: 1983, 10 faixas

Faixa a Faixa:
01. Irene Cara - Flashdance... What A Feeling
02. Shandi - He's A Dream
03. Helen St. John - Love Theme From Flashdance
04. Karen Kamon - Manhunt
05. Joe Esposito - Lady, Lady, Lady
06. Laura Branigan - Imagination
07. Donna Summer - Romeo
08. Cycle V - Seduce Me Tonight
09. Kim Carnes - I'll Be Here Where The Heart Is
10. Michael Sembello - Maniac

Gravadora: Casablanca Records

Fonte: www.anos80.com.br
(Carlos Simões)