quinta-feira, 1 de julho de 2010

Trilha Sonora - Flashdance


Hoje vamos comentar sobre a trilha sonora de um dos "filmes de dança" mais famosos dos anos 80 "Flashdance". É imposivel não associar músicas como "Maniac" e "What a Feeling" ao filme, que recebe inúmeras referêcias até hoje, seja em outros filmes, desenhos, comerciaisd e TV e até mesmo em videoclipes de outros artistas.
A maioria das faixas foi produzida pelo gênio Giorgio Moroder, responsável pela trilha de "Amores Impossíveis", "Top Gun" e "A História Sem Fim", o que certamente foi a fórmula pelo sucesso da trilha, que logo nas duas semanas e lançamento chegou à vendagem de 700 mil cópias e rendeu duas indicações ao Oscar de melhor canção.
Curiosamente, nem todas as músicas executadas no filme saíram no disco e olha que eram músicas de grande sucesso, como "I Love Rock'n'Roll" da Joan Jett, e "Gloria" da Laura Branigan

A seguir um breve comentário sobre algumas faixas do álbum:


FLASHDANCE... WHAT A FEELING - IRENE CARA

Música de abetura do filme e do momento da lendária apresentação da Alex (Jennifer Beals) para ser aceita no conservatório. É engraçado ver a moça se acabando de dançar, pulando e girando bem empolgada, sendo que a música é mais "calma".
O single foi um verdadeiro sucesso, chegou ao primeiro lugar da parada Billboard e ganhou o Oscar de melhor canção original e bem merecido o prêmio, pois a música é maravilhosa. Irene Cara compôs a letra enquanto dirigia a caminho do estúdio e a gravou no mesmo dia.

LADY LADY LADY - JOE ESPOSITO

Canção do casal de pombinhos do filme, é bem romântica e tocada até hoje em rádios especializadas em lentas. Giorgio Moroder produziu essa faixa e para quem não sabe, o cantor Joe Esposito era o melhor amigo do Elvis Presley.

IMAGINATION - LAURA BRANIGAN

Laura Branigan foi sortuda, pois duas de suas músicas tocaram no filme e pena que "Gloria" não saiu na trilha, pois é o momento da pista de patinação. "Imagination" aparece em uma das performances da Alex, onde ela está com a cara toda maquiada de branco, recebendo inúmeros aplausos do público.

MANIAC - MICHAEL SEMBELLO

Em ritmo de academia, também imortalizou a cena em que Alex dança sozinha em casa, se exercitando. Michael Sembello havia composto a letra para o filme "Maniac" (1980), mas acabou sendo vetada e utilizada em Flashdance, fazendo sucesso no mundo todo, alcançando o topo das paradas.

JOAN JETT - I LOVE ROCK N' ROLL

Esta música não faz parte da trilha original do filme, mas deveria. Ela é tocada no filme quase no final na hora que eles entram e umn clube, na cena que foi cortada em alguns países devido ao conteúdo de nudez impróprio para época.

GLÓRIA - LAURA BRANIGAN

Super hit da cantora que fez muito sucesso nos anos 80, mas não foi conhecida pelo grande público além das duas músicas que tocam no filme ela tem o hit Self Control.

Vale a pena ter o álbum em sua coleção, que é considerado por muitos como uma das melhores trilhas sonoras da história do cinema.

"Trilha do Filme Flashdance"
Data de Lançamento: 1983, 10 faixas

Faixa a Faixa:
01. Irene Cara - Flashdance... What A Feeling
02. Shandi - He's A Dream
03. Helen St. John - Love Theme From Flashdance
04. Karen Kamon - Manhunt
05. Joe Esposito - Lady, Lady, Lady
06. Laura Branigan - Imagination
07. Donna Summer - Romeo
08. Cycle V - Seduce Me Tonight
09. Kim Carnes - I'll Be Here Where The Heart Is
10. Michael Sembello - Maniac

Gravadora: Casablanca Records

Fonte: www.anos80.com.br
(Carlos Simões)


Um comentário:

Maria Dias disse...

Olá...

Estão voltando as flores e eu venho especialmente te convidar para estar comigo neste espaço aonde volto a mergulhar neste universo!

Volto com calma para te comentar!

Beijinho

Maria