domingo, 16 de novembro de 2008

Aqueles Dois


Caio Fernando Abreu

"A verdade é que não havia mais ninguém em volta. Meses depois, não no começo, um deles diria que a repartição era como "um deserto de almas". O outro concordou sorrindo, orgulhoso, sabendo-se excluído. E longamente, entre cervejas, trocaram então ácidos comentários sobre as mulheres mal-amadas e vorazes, os papos de futebol, amigo secreto, lista de presente, bookmaker, bicho, endereço de cartomante, clips no relógio de ponto, vezenquando salgadinhos no fim do expediente, champanha nacional em copo de plástico. Num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra — talvez por isso, quem sabe? Mas nenhum se perguntou.

Suas mesas ficavam lado a lado. Nove horas diárias, com intervalo de uma para o almoço. E perdidos no meio daquilo que Raul (ou teria sido Saul?) chamaria, meses depois, exatamente de "um deserto de almas", para não sentirem tanto frio, tanta sede, ou simplesmente por serem humanos, sem querer justificá-los — ou, ao contrário, justificando-os plena e profundamente, enfim: que mais restava àqueles dois senão, pouco a pouco, se aproximarem, se conhecerem, se misturarem? Pois foi o que aconteceu. Tão lentamente que mal perceberam."

.

Só pelo fato do texto ser do Caio Fernando já é o suficiente para saber que vale a pena ler. Vocês acreditam que assim como Raul, eu também tenho um Saul (melhor, Mônica) que divide o tempo comigo no trabalho. Até a disposição dos móveis e o tipo de trabalho se parecem com o meu. Me identifiquei de cara! E o melhor: o texto foi adaptado e virou peça (o cartaz está velhinho, mas tá valendo). Vou tentar assistir.
.
Um super beijo a todos!;)

7 comentários:

sso disse...

Poxa, que legal!
Assista mesmo, deve ser bom.

pimentinhabm disse...

estou meio sem conexao com leitura, nao consigo em desligar e me concentrar!
bjus

o¤° SORRISO °¤o disse...

Oi Krika.

É sempre bom quando de um "deserto de almas" surge uma conexão e uma amizade.

Que seu fim de semana seja de muita alegria e paixão.

Beijos mil! :-)

pimentinhabm disse...

as vezes agente conhece algm e se aprxima mt rapido que da medo.

bjus

Alessandra Castro disse...

Deve ser um encontro de almas. Soh pode.

o¤° SORRISO °¤o disse...

Oi Krika.

Passando para lhe desejar uma semana de muita energia.

Beijos mil! :-)

Flávia Batista disse...

heuehuehueheuhuehueheuheue

é meio estranho e ao mesmo tempo engraçado quandoa gehte encontra essas coisas que são muito parecidas com a nossa vida né?!

bjs