sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Brasil Colonial?


Sentada na janela observo cada detalhe que acontece ao meu redor. Borboletas cruzam o céu num animado balé de cores e sincronismo, o vento sopra a copa das árvores e as crianças brincam na rua. É tudo tão simples e pacato, tudo muito gostoso de ver, outroras sentir. Ouço uma conversa na sala e sigo até lá para quebrar minha introspecção. Percebo que trata-se do noticiário na tv e não de uma conversação como sumariamente pensei.
.
Ouço num silêncio sacramental os tristes fatos do dia: a criança morta por bala perdida (ou melhor, bala encontrada né), a falta de condições nos hospitais públicos, os gastos ilicitos com o dinheiro público... O caos sem fim que vejo diariamente. É muito difícil continuar dizendo que sou brasileira e não desisto nunca. Até onde vai o nosso patriotismo?
.
Volto à janela numa tentativa de esquecer os problemas aos quais o paíS enfrenta. É triste saber que a educação também está a mercê desse lamentável relato. Não se sabe se por questão de cultura ou da própria ignorância, as pessoas abdicam a própria língua materna, criando seus próprios dialetos. Profissionais que não conhecem o minimo da gramática, assassinam todos os dias o português (não quem, mas sim o que), sem conseguir ao menos diferenciar as letras s, x ou z. Será esse comportamento proveniente da cultura empregada através do Brasil colônia? Ou será falta de vontade e acima de tudo coragem para assumir que nós somos os responsáveis por este caos?
.
Por fim, resta-me dizer que é "por isso que o Brasil não vai para frente".

4 comentários:

Divinius disse...

Grande alma a tua pelo que li preocupada com tudo*
Vou por o teu link no meu blog sim:)
Bom fim de semana ...*

pimentinhabm disse...

hey!!!
lingua portuguesa eh mt complicada!
=*

Maria Laura disse...

Atenta ao que se passa ao teu redor. É bom ser assim.
Obrigada pela visita.

Anônimo disse...

Por isso e por outras coisas.
Lindo seu blog, amei a forma com que vc escreve, vou te linkar pra voltar sempre aqui.
Beijos!