terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Falando em Chico...


Tem certos dias em que a busca pela compreensão daquilo que me é imposto, vem de contra-partida a inércia dos meus pensamentos revolucionários. Apesar dos quase cento e noventa milhões de brasileiros, a esmagadora porcentagem é representada pela nossa gente humilde, que com os pés no chão transforma o suor do rosto em ganha pão, enxerga que é na luta do dia-a-dia é que se aprende a ser gente de verdade e mesmo assim segue em frente apesar de tudo e todos. Cada vez mais um Brasil conhecido pela sua fama de terra sem lei vem nos confrontar com a dura realidade, onde as sujeiras se escondem embaixo de suntuosos carpetes e o lixo entregue ao luxo. Entretanto, o povo brasileiro é acima de tudo ‘guerreiro’ e para continuar não desistindo nunca precisa fechar os olhos e seguir em frente, mesmo não tendo com quem contar.
Vejo as crianças brincando na calçada, sua alegria é sincera e honesta como se nada pudesse atrapalhar. As Marias estão cuidando da casa, enquanto os Josés estão a trabalhar. Sim, é gente humilde e disposta a trabalhar e com um sorriso no rosto seguem em frente e não deixam a vida passar, mas que inveja que me dá! Essa gente precisa de tão pouco que para muitos parece até um comodismo, mas não é. O que essa gente quer é sobreviver, mesmo não tendo com quem contar.
Pois bem, o que é preciso para que essa gente seja reconhecida como a base da ordem e progresso que nosso país precisa, uma vez que, o desenvolvimento em todos os setores de uma nação provém da valorização da mão que carrega a enxada para suas contas pagar, da fé sincera de suas crenças e da determinação de um povo que acredita que é através do trabalho que se torna gente de verdade. Enfim, resta-me pedir a Deus por essa gente humilde que atenda de pronto sem muitas delongas, pois essa gente não tem com quem contar.
.
Texto elaborado a partir da música Gente Humilde de Chico Buarque.

Nenhum comentário: