sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Meu B-Day!!!


PARA UMA MENINA COM UMA FLOR

Porque você é uma menina como uma flor e tem uma voz que não sai, eu lhe prometo amor eterno, salvo se você bater pino, o que, aliás, você não vai nunca porque você acorda tarde, tem um ar recuado e gosta de brigadeiro: quero dizer, o doce feito com leite condensado.
.
E porque você é uma menina com uma flor e chorou na estação de Roma porque nossas malas seguiram sozinhas para Paris e você ficou morrendo de pena delas partindo assim no meio de todas aquelas malas estrangeiras. E porque você sonha que eu estou passando você para trás, transfere sua d.d.c. para o meu cotidiano, e implica comigo o dia inteiro como se eu tivesse culpa de você ser assim tão subliminar. E porque quando você começou a gostar de mim procurava saber por todos os modos com que camisa esporte eu ia sairpara fazer mimetismo de amor, se vestindo parecido. E porque você tem um rosto que está sempre um nicho, mesmo quando põe o cabelo para cima, parecendo uma santa moderna, e anda lento, e fala em 33 rotações mas sem ficar chata. E porque você é uma menina com uma flor, eu lhe predigo muitos anos de felicidade, pelo menos até eu ficar velho: mas só quando eu der uma paradinha marota para olhar para trás, aí você pode se mandar, eu compreendo.
.
E porque você é uma menina com uma flor e tem um andar de pajem medieval; e porque você quando canta nem um mosquito ouve a sua voz, e você desafina lindo e logo conserta, e às vezes acorda no meio da noite e fica cantando feito uma maluca. E porque você tem um ursinho chamado Nounouse e fala mal de mim para ele, e ele escuta e não concorda porque ele é muito meu chapa, e quando você se sente perdida e sozinha no mundo você se deita agarrada com ele e chora feito uma boba fazendo um bico deste tamanho. E porque você é uma menina que não pisca nunca e seus olhos foram feitos na primeira noite da Criação, e você é capaz de ficar me olhando horas. E porque você é uma menina que tem medo de ver a Cara-na-Vidraça, e quando eu olho você muito tempo você vai ficando nervosa até eu dizer que estou brincando. E porque você é uma menina com uma flor e cativou meu coração e adora purê de batata, eu lhe peço que me sagre seu Constante e Fiel Cavalheiro.
.
E sendo você uma menina com uma flor, eu lhe peço também que nunca mais me deixe sozinho, como nesse último mês em Paris; fica tudo uma rua silenciosa e escura que não vai dar em lugar nenhum; os móveis ficam parados me olhando com pena; é um vazio tão grande que as mulheres nem ousam me amar porque dariam tudo para ter um poeta penando assim por elas, a mão no queixo, a perna cruzada triste e aquele olhar que não vê. E porque você é a única menina com uma flor que eu conheço, eu escrevi uma canção tão bonita para você, "Minha namorada",a fim de que, quando eu morrer, você, se por acaso não morrer também, fique deitadinha abraçada com Nounouse cantando sem voz aquele pedaço que eu digo que você tem de ser a estrela derradeira, minha amiga e companheira, no infinito de nós dois.
.
E já que você é uma menina com uma flor e eu estou vendo você subir agora - tão purinha entre as marias-sem-vergonha - a ladeira que traz ao nosso chalé, aqui nessas montanhas recortadas pela mão de Guignard; e o meu coração, como quando você me disse que me amava, põe-se a bater cada vez mais depressa. E porque eu me levanto para recolher você no meu abraço, e o mato à nossa volta se faz murmuroso e se enche de vaga-lumes enquanto a noite desce com seus segredos, suas mortes, seus espantos - eu sei, ah, eu sei que o meu amor por você é feito de todos os amores que eu já tive, e você é a filha dileta de todas as mulheres que eu amei; e que todas as mulheres que eu amei, como tristes estátuas ao longo da aléia de um jardim noturno, foram passando você de mão em mão até mim, cuspindo no seu rosto e enfrentando a sua fronte de grinaldas; foram passando você até mim entre cantos, súplicas e vociferações - porque você é linda, porque você é meiga e sobre tudo porque você é uma menina com uma flor.
.
Hoje é meu aniversário e para essa data especial reservei esse texto de Vinicius de Moraes porque as vezes brinco de fechar os olhos e imaginar que ele fez para mim. ;)

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Andar com Fé


(Gilberto Gil)
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Que a fé tá na mulher
A fé tá na cobra coral
Ô-ô
Num pedaço de pão
A fé tá na maré
Na lâmina de um punhal
Ô-ô
Na luz, na escuridão
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
A fé tá na manhã
A fé tá no anoitecer
Ô-ô
No calor do verão
A fé tá viva e sã
A fé também tá pra morrer
Ô-ô
Triste na solidão
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Certo ou errado até
A fé vai onde quer que eu vá
Ô-ô
A pé ou de avião
Mesmo a quem não tem fé
A fé costuma acompanhar
Ô-ô
Pelo sim, pelo não
.
"Andar com fé é saber que temos asas invisíveis, é fazer pedidos a estrelas cadentes e abrir as mãos para o céu."

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

A mercê.


Infeliz: Esse é o sentimento ao qual estou a mercê no momento. Como é triste ver que nem sempre o bem prevalece, ou utilizando um pleonasmo, Deus sabe o que faz. E assim aqui estou, esperando numa ajuda divina que os problemas se resolvam. O quadro traduz bem o que a minha alma reflete.
.
PS: Obrigada a todos pelos comentários carinhosos que tenho recebido. :)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Brasil Colonial?


Sentada na janela observo cada detalhe que acontece ao meu redor. Borboletas cruzam o céu num animado balé de cores e sincronismo, o vento sopra a copa das árvores e as crianças brincam na rua. É tudo tão simples e pacato, tudo muito gostoso de ver, outroras sentir. Ouço uma conversa na sala e sigo até lá para quebrar minha introspecção. Percebo que trata-se do noticiário na tv e não de uma conversação como sumariamente pensei.
.
Ouço num silêncio sacramental os tristes fatos do dia: a criança morta por bala perdida (ou melhor, bala encontrada né), a falta de condições nos hospitais públicos, os gastos ilicitos com o dinheiro público... O caos sem fim que vejo diariamente. É muito difícil continuar dizendo que sou brasileira e não desisto nunca. Até onde vai o nosso patriotismo?
.
Volto à janela numa tentativa de esquecer os problemas aos quais o paíS enfrenta. É triste saber que a educação também está a mercê desse lamentável relato. Não se sabe se por questão de cultura ou da própria ignorância, as pessoas abdicam a própria língua materna, criando seus próprios dialetos. Profissionais que não conhecem o minimo da gramática, assassinam todos os dias o português (não quem, mas sim o que), sem conseguir ao menos diferenciar as letras s, x ou z. Será esse comportamento proveniente da cultura empregada através do Brasil colônia? Ou será falta de vontade e acima de tudo coragem para assumir que nós somos os responsáveis por este caos?
.
Por fim, resta-me dizer que é "por isso que o Brasil não vai para frente".

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Quem tem Boca...



Ultimamente tenho reparado o quanto os seres humanos gostam de discutir, dar suas opiniões e defendê-las, muitas vezes até mesmo quando vê nitidamente que não tem razão. O negócio é dar o seu aval e, se possível, convencer. É meio estranho as pessoas hoje defenderem determinados pontos de vista com unhas e dentes, se elas mesmas dizem que não há verdade absoluta, cada um tem sua prórpia verdade. Assim, ninguém estaria nem certo e nem errado.
.
Para mim isso é mesmo uma grande furada. Sem um padrão de verdades absolutas, ninguém pode defender nada porque, em algum momento, vai acabar furando aquilo que, é conhecido como seu "código moral". Eu conheço um padrão de verdades absolutas chamado Biblia, que insistentemente as pessoas utilizam como seu próprio escudo tornando as palavras sagradas que ali encontram-se em vãs filosofias, criando suas próprias verdades.
.
E agora aqui estamos, mas é isso mesmo, "o mundo há de passar". Agora, o mais impressionante mesmo é as pessoas justificarem por aí com A+B suas controversas teorias. Será que ninguém consegue entender que silogismo não explica coisa alguma! Ou, para os adeptos, segue o naipe de justificativa que tenho escutado por aí...

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Pensamento do Dia


Honoré de Balzac

"É tão natural destruir o que não se pode possuir, negar o que não se compreende e insultar o que se inveja".

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Falando em Chico...


Tem certos dias em que a busca pela compreensão daquilo que me é imposto, vem de contra-partida a inércia dos meus pensamentos revolucionários. Apesar dos quase cento e noventa milhões de brasileiros, a esmagadora porcentagem é representada pela nossa gente humilde, que com os pés no chão transforma o suor do rosto em ganha pão, enxerga que é na luta do dia-a-dia é que se aprende a ser gente de verdade e mesmo assim segue em frente apesar de tudo e todos. Cada vez mais um Brasil conhecido pela sua fama de terra sem lei vem nos confrontar com a dura realidade, onde as sujeiras se escondem embaixo de suntuosos carpetes e o lixo entregue ao luxo. Entretanto, o povo brasileiro é acima de tudo ‘guerreiro’ e para continuar não desistindo nunca precisa fechar os olhos e seguir em frente, mesmo não tendo com quem contar.
Vejo as crianças brincando na calçada, sua alegria é sincera e honesta como se nada pudesse atrapalhar. As Marias estão cuidando da casa, enquanto os Josés estão a trabalhar. Sim, é gente humilde e disposta a trabalhar e com um sorriso no rosto seguem em frente e não deixam a vida passar, mas que inveja que me dá! Essa gente precisa de tão pouco que para muitos parece até um comodismo, mas não é. O que essa gente quer é sobreviver, mesmo não tendo com quem contar.
Pois bem, o que é preciso para que essa gente seja reconhecida como a base da ordem e progresso que nosso país precisa, uma vez que, o desenvolvimento em todos os setores de uma nação provém da valorização da mão que carrega a enxada para suas contas pagar, da fé sincera de suas crenças e da determinação de um povo que acredita que é através do trabalho que se torna gente de verdade. Enfim, resta-me pedir a Deus por essa gente humilde que atenda de pronto sem muitas delongas, pois essa gente não tem com quem contar.
.
Texto elaborado a partir da música Gente Humilde de Chico Buarque.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Futuros Amantes


Não se afobe, não
Que nada é pra já
O amor não tem pressa
Ele pode esperar em silêncio
Num fundo de armário
Na posta-restante
Milênios, milênios
No ar
E quem sabe, então
O Rio será
Alguma cidade submersa
Os escafandristas virão
Explorar sua casa
Seu quarto, suas coisas
Sua alma, desvãos
Sábios em vão
Tentarão decifrar
O eco de antigas palavras
Fragmentos de cartas, poemas
Mentiras, retratos
Vestígios de estranha civilização
Não se afobe, não
Que nada é pra já
Amores serão sempre amáveis
Futuros amantes, quiçá
Se amarão sem saber
Com o amor que eu um dia
Deixei pra você
.
Tão bom acordar ao som dessa lindeza que é Chico Buarque ...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Vejo



Clarice Lispector.


"Vejo as flores na jarra, são flores do campo nascidas sem se plantar, são verdes e amarelas, mas a empregada disse: 'mas que flores feias', só porque é difícil compreender e amar o que é espontâneo e franciscano."
.
Amo almas, sentimentos e desejos... o corpo é consequência.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Melissa


Melissa é uma menina bonita, de personalidade forte e traços marcantes. Sempre era a 1º em tudo quando pequena, e agora mais amadurecida descobriu a paixão pela literatura. Seu amor a vida, alegria constante e generosidade eram suas marcas registradas. Tudo em sua vida seria um longo aprendizado para seu difícil crescimento pessoal.

Numa noite de natal Melissa acordara assustada e nesse triste dia descobriria algo que mudaria sua vida para sempre. Abalada emocionalmente e fisicamente ela resolve lutar contra as condições que a vida lhe impôs, entretanto não sabia o quanto seria doloroso e irreversível. Encontrou em seus amigos o suporte necessário, mas ao mesmo tempo descobriu a duras penas o que a falta de amor de sua família causaria em sua cabeça.

Agora Melissa é gente grande e carrega consigo uma gastrite, transtornos psicológicos e a triste sorte de saber que apesar de seus amigos é uma pessoa sozinha no mundo com seus medos e anseios. Procura numa ajuda divina algo que mude para sempre sua vida, mesmo sabendo que milagres nem sempre são possíveis, mas por que logo Melissa? Aquela bonequinha que o único defeito foi um dia acreditar que o mundo era aquele que seus olhos enxergavam.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Rachel McAdams


É engraçando quando algumas pessoas nos vêem em outras, mas depois de muito negar até acho que lembra sim, rs. Quem sabe não seja uma ilusão de ótica? Sei lá...

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Romance da Rosa

"O Deus do Amor havia se aproximado muito de uma dama de elevada condição. Tinha escolhido bem sua companhia: essa dama se chamava Beleza, como uma das cinco flechas. Tinha todas as boas qualidades: não era de pele escura, nem demasiado morena, mas brilhava como a Lua, aquela frente a qual as estrelas parecem tímidas velas. Tinha a carne frágil como o orvalho, era cheia de pudor como uma recém casada e branca como o lírio; seu rosto era suave e liso, estava um pouco delgada, era ágil e não havia se maquiado nem se pintado, pois não tinha necessidade de se arrumar nem de se enfeitar."
.
.
.
Fragmento retirado de O Romance da Rosa, um poema medieval francês escrito por Guillaume de Lorris, e divulgado por Jean de Meun. Nessa alegoria um jovem sonha com o amor ideal, e neste sonho a mulher que ele ama é simbolizada por um botão de rosa em um jardim representando a vida cortês. O poema influenciou a literatura na Europa por muitos séculos. Esta pintura intitulada Romance da Rosa (1864, Tate Gallery, Londres, Inglaterra) é de autoria do pintor e poeta inglês Dante Gabriel Rossetti.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Carnaval


Em meio a confetes e serpentinas, eis que aqui estou... fora do contexto! Não curto essa animação que provém do carnaval. Para mim, seria uma alegria comprada como se fosse obrigada a se divertir, só porque é dia de folia, por que todos os dias não são de alegria? Gosto do batuque do samba, é simplesmente contagiante. Gosto do colorido que cobre as ruas e avenidas. Gosto de certas fantasias e máscaras... é tudo lindo, glamuroso. Mas prefiro estar ao longe, assistindo a alegria sincera das pessoas que esperam tanto por esses dias de festa. O momento foi de introspecção e principalmente reflexão do que está por vir.