sexta-feira, 6 de junho de 2008

O Segredo de Beethoven


Beethoven

"Todos pensam que vivo no silêncio. Não é verdade. Em minha mente há uma constante abundância de sons. Nunca pára. Meu único alívio é anotar tudo. Deus enche minha mente com música e aí, faz o quê? Ele me deixa surdo e me nega o prazer que dá aos outros: ouvir minha obra. Esse é um Deus amoroso? Um amigo?”
. .
Num conhecido diálogo entre Jerôme Lejeune, um dos maiores geneticistas do século XX, descobridor da Síndrome de Down e defensor da vida, com o médico abortista Monod durante um debate pela televisão, o prof. Lejeune perguntou:
Lejeune: “Sabendo-se que um pai sifilítico, e uma mãe tuberculosa tiveram quatro filhos: o primeiro, cego de nascença; o segundo, morto logo após o parto; o terceiro, surdo-mudo; o quarto, tuberculoso, e que a mãe ficou grávida de um quinto filho, o que o senhor faria?”
Monod: “Eu interromperia essa gestação”.
Lejeune: “Então o senhor teria matado Beethoven”.
. .
Os primeiros sinais de surdez surgiram antes que Beethoven completasse 30 anos. Foi extremamente difícil para ele, homem de temperamento forte, aceitar esta situação:
"Era-me impossível dizer às pessoas: ‘fale mais alto, grite, porque sou surdo’. Como eu podia confessar uma deficiência do sentido que em mim deveria ser mais perfeito que nos outros, um sentido que eu antes possuía na mais alta perfeição?” ─ Escreveu a seus irmãos.
. .
É inegável a influência que Beethoven exerceu na história da música. Tendo enfrentado significativas dificuldades tanto na sua carreira como na sua vida pessoal e familiar, disse certa vez:
"Parecia-me impossível deixar o mundo antes de ter dado a ele tudo o que ainda germinava em mim“
.
O mundo agradece.

7 comentários:

o¤° SORRISO °¤o disse...

Oi Krika. Todos nós agradecemos a Deus pela existência de Beethoven, que não se deixou abater pela surdez (fator que implicava diretamente em sua vida de músico). Ele criou belas sinfonias, fortes como ele.
E nos deu uma lição: não devemos ficar prostrados quando algo ruim acontecer, temos que seguir em frente.

Que seu Domingo seja de muita paz!

Beijos mil! :-)

A. Terada disse...

nós agradecemos!
a perfeição continuou reinando em suas obras mesmo ele nao estando assim 'perfeito', um exemplo nao é mesmo?

beijos

Maria Flor disse...

Oi krikinha...

Muito boa escolha falar de Bethoven...Para mim e acho toda a humanidade um gênio.A vida sempre nos surpreende com certas irônias...Bethoven um dos maiores(se não o maior) gênios da musicalidade morreu surdo.Monet quase cego no final da vida...E outros tantos gênios q por irônia do destino perderam o q lhes era de mais caro...Mesmo assim não desistiram...Linda homenagem!

Aproveito para convida-la até o meu espaço.

Espero q estejas bem...

Beijinhos

Tatiani disse...

Morreu surod... mas genial.
:)

Junkie Careta disse...

You made my day.

De verdade,obrigado por esse post.

Desculpe pela intromissão.

Espero que vc não se incomode se eu voltar

grande abraço

Salve Jorge disse...

Nós também..
Afinal tem tanta gente
Que ouve mas não sente
E acha que ouve bem...

Oliver Pickwick disse...

Conhecia algumas passagens deste relato. Uma prova de que a vida jamais deve ser interrompida.
Um beijo!