quinta-feira, 29 de maio de 2008

Resta essa História


Caio Fernando Abreu

“Resta essa história que conto, você ainda está me ouvindo? Anotações soltas sobre a mesa, cinzeiros cheios, copos vazios e este guardanapo de papel onde anotei frases aparentemente sábias sobre o amor e Deus, com uma frase que tenho medo de decifrar e talvez, afinal, diga apenas qualquer coisa simples feito: nada disso existe.
.
Nada, nada disso existe.
.
Então quase vomito e choro e sangro quando penso assim. Mas respiro fundo esfrego as palmas das mãos, gero energia em mim. Para manter-me vivo, saio à procura de ilusões como o cheiro das ervas ou reflexos esverdeados de escamas pelo apartamento e, ao encontrá-los, mesmo apenas na mente, tornar-me então outra vez capaz de afirmar, como num vício inofensivo: tenho um dragão que mora comigo. E, desse jeito, começar uma nova história que, desta vez sim, seria totalmente verdadeira, mesmo sendo completamente mentira. Fico cansado do amor que sinto, e num enorme esforço que aos poucos se transforma numa espécie de modesta alegria, tarde da noite, sozinho neste apartamento no meio de uma cidade escassa de dragões, repito e repito este meu confuso aprendizado para a criança-eu-mesmo sentada aflita e com frio nos joelhos do sereno velho-eu-mesmo:
.
- Dorme, só existe o sonho. Dorme, meu filho. Que seja doce.
.
Não, isso também não é verdade.”

5 comentários:

Salve Jorge disse...

Eu tenho um dragão
E sou amigo de alguns outros
O s estimo em profusão
Enquanto trafegam pela contra-mão
Em desencontros
De verdades da imaginação
Mas nada resta
Só essa fresta
Que atesta
Expandir a percepção
Se da aresta
Dessa realidade funesta
Você se entrega ao comichão...

Tiago Torigoe disse...

AUHA adorei seu perfil:

sou 1/3 do que aparento e o dobro de sua imaginação!!

muito bom,amiga...
saudades de flar com vc direito,viu?

ah,postei o meme no meu blog \o/

beijao,se cuida kerida
te adoro demaaisssssssssss
s2

Regiane K. Freitas disse...

Tá todo mundo muito triste hoje....
Acho q é o dia!
Beijosss se cuida
E vamos sorrir!!!!

Tatiani disse...

Se eu lhe disser que AMO Caio Fernando... ainda seria pouco.

:)

Alessandra Castro disse...

Muitas coisas a se pensar deste texto. Idéias estranhas na realidade, naum consegui chegar a uma conclusão apenas.